quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ressignificando o 13 de maio na História do Brasil




Olá queridos e queridas,




Recebi este texto muito significativo e resolvi compartilhar com vocês.

Vamos pensar sobre o 13 de maio, uma data de reflexão sobre a necessidade e importância da luta contra o racismo. Leiam o texto e comente:

Ressignificando o 13 de maio na História do Brasil

“Um negro é um negro. Apenas em determinadas condições, ele se torna um escravo”. Karl Marx.

"Durante três séculos e meio de história brasileira, a população negra e africana foi tratada como mercadoria/propriedade privada. Importou -se ao longo desses mais de três séculos e meio de regime escravocrata, 4 milhões de negros africanos, ou seja 40% das importações totais das Américas - considerado uma das mais volumosas transferência forçada de pessoas havidas na História. Podendo ser objeto de compra, venda, empréstimo, doação, penhor, sequestro, transmissão por herança, embargo, depósito, arremate e adjudicação, a pessoa africana escravizada e seus descendentes no Brasil se encontravam na condição de uma mercadoria com a singularidade de que podiam ser punidos quando cometia uma crime através do Código Penal.
Historicamente, em 13 de maio de 1888, o Brasil abole a escravidão racial, ou seja, devolve a liberdade individual à população negra e africano-descendente. A partir do dia 14 de maio de 1888, oficialmente o 13 de maio passou a ser festejado como o dia da libertação dos negros e dos descendentes de africanos no Brasil. Com a efervescência política de 1988, quando a abolição da escravidão racial brasileira completava 100 anos, o 13 de maio ganhou um novo significado político na história brasileira.
O movimento social negro no Brasil e na Bahia, em maio de 1988, deflagraou a campanha “100 anos sem Abolição” e “100 anos da falsa Abolição” para dar visibilidade ao que estava ausente na história do Brasil – as precárias condições sócio-econômicas e educacionais que a população negra saiu da escravidão, ou, a moda de Florestan Fernandes a não “integração do negro na sociedade de classes no Brasil”, após 100 anos de abolição. Audiências públicas, passeatas, manifestações políticas foram realizadas nesse período pelo movimento social negro no Brasil e na Bahia, para denunciar as desigualdades raciais vividas pelas populações negras no acesso a direitos básicos, enfatizando-se como o 13 de maio não era uma data de festa para os negros brasileiros, pois a liberdade não se completa sem o direito á igualdade. Para o ativismo negro naquele momento, o 13 de maio, que até então vinha sendo festejado oficialmente como “o dia da população negra”, era uma data esvaziada de significado político para a população negra, já que, a partir dela, o Estado brasileiro não desenvolveu políticas de inclusão social dessa população, ao contrário, as políticas desenvolvidas para a população negra no pós-abolição foram políticas de exclusão, marginalização e criminalização.
Dessa forma, o 13 de maio se tornou, o Dia Nacional da Luta contra o Racismo. Isso significa que deve ser um dia no qual reflitamos sobre o que nós - educadores, governantes, políticos, ativistas, cidadãos brasileiros e brasileiras precisamos fazer, no plano individual e coletivo, para construirmos uma sociedade sem racismo, ou seja, uma sociedade na qual o acesso a direitos não seja determinado pela raça/cor das pessoas, enfim, uma sociedade na qual as pessoas tenham direitos garantidos independente da sua raça/cor".

Nádia Cardoso
Coordenação de Diversidade Negra, de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos
Diretoria de Inclusão e Diversidade (DIREM)/SUDEB/SEC

6 comentários:

  1. eu achei muito0 interessante por que fala sobre os negros e com isso pode reduzir o racismo no brasil muito interessante mesmo...

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM PROF...
    ESSE POSTE EH MARAVILHOSO PORQUE AJUDA AS PESSOAS ENTENDEREM QUE A LIBERDADE DO NEGRO NÃO FOI DADA POR PRINCESA IZABEL, MAS SIM FOI CONQUISTADA COM MUITO LUTA E MUITO SANGUE.
    O NEGRO PARA SOBREVIVER ATÉ HOJE, TRABALHOU MUITO E É LAMENTAVEL VER HOJE JOVENS NEGROS QUE SE ENTREGAM A MARGINALIDADE, PARECE QUE ELES SE ESQUECEM OU NÃO SABEM OQ SEUS ANCESTRAIS SOFRERAM...

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu não estava tão bem informada deste ressignificado, mas aparti deste texto esclareceu algumas duvidas;Na verdade esse ressignificado é mas que um alerta as pessoas, pq na maioria das vzs o negro, pobre da favela ( ou gueto dito populamente)é visto como o/a marginal, sem cultura ou escolaridade, quando a realidade é totalmente outra, nós temos que continuar abrindo os olhos da sociedade para a verdadeira realidade, que o negro não é mais escravo, o analfabeto que não tem nenhuma estrutura, NÃO!, o negro brasileiro hoje procura mais muito mais doque a simples senzalas dos séculos passados.

    ResponderExcluir
  4. Atigamente os negros eram como uma mercadoria de custo baixo e tambèm qualquer coisa errada que os negros faziam eram punidos com castigos fisicos e psicologicos.
    E a partir de um certo momento surgiu leis como sex saginario e o de ventre livre conforme o surgimento desta lei a escravidão foi perdendo força atè que no dia 14 de maio de 1888.A escravatura foi estinta em todo territòrio nacional.
    aluno:Tiago de Jesus Santos
    sèrie:7C
    professora:Adriana

    ResponderExcluir
  5. sobre a colocação do negro na sociedade brasileira e a forma agressiva como foram tratados no peroiodo da escravidão e a forma como naum ganharam nenhum tipo de indenização pelo periodo que trabalharam gratuitamente para os brancos e que ainda hoje no ano 2009 sofrem com o preconceito racial !
    aluna:viviane 7c matutino

    ResponderExcluir
  6. catharine do carmo 7c matutino.
    hoje em dia o preconceito racial é muito grande aqui na bahia os negros negros são bastante humilhados pelas pessoas de classe media alta , so porque eles são negros de baixa renda deve ser tratados como uns qualquer achu muito errado isso o tratamento deveria ser igual pra todos depedente da cor e da raça.

    ResponderExcluir