Olá queridos e queridas,
Recebi este texto muito significativo e resolvi compartilhar com vocês.
Vamos pensar sobre o 13 de maio, uma data de reflexão sobre a necessidade e importância da luta contra o racismo. Leiam o texto e comente:
Ressignificando o 13 de maio na História do Brasil
“Um negro é um negro. Apenas em determinadas condições, ele se torna um escravo”. Karl Marx.
"Durante três séculos e meio de história brasileira, a população negra e africana foi tratada como mercadoria/propriedade privada. Importou -se ao longo desses mais de três séculos e meio de regime escravocrata, 4 milhões de negros africanos, ou seja 40% das importações totais das Américas - considerado uma das mais volumosas transferência forçada de pessoas havidas na História. Podendo ser objeto de compra, venda, empréstimo, doação, penhor, sequestro, transmissão por herança, embargo, depósito, arremate e adjudicação, a pessoa africana escravizada e seus descendentes no Brasil se encontravam na condição de uma mercadoria com a singularidade de que podiam ser punidos quando cometia uma crime através do Código Penal.
Historicamente, em 13 de maio de 1888, o Brasil abole a escravidão racial, ou seja, devolve a liberdade individual à população negra e africano-descendente. A partir do dia 14 de maio de 1888, oficialmente o 13 de maio passou a ser festejado como o dia da libertação dos negros e dos descendentes de africanos no Brasil. Com a efervescência política de 1988, quando a abolição da escravidão racial brasileira completava 100 anos, o 13 de maio ganhou um novo significado político na história brasileira.
O movimento social negro no Brasil e na Bahia, em maio de 1988, deflagraou a campanha “100 anos sem Abolição” e “100 anos da falsa Abolição” para dar visibilidade ao que estava ausente na história do Brasil – as precárias condições sócio-econômicas e educacionais que a população negra saiu da escravidão, ou, a moda de Florestan Fernandes a não “integração do negro na sociedade de classes no Brasil”, após 100 anos de abolição. Audiências públicas, passeatas, manifestações políticas foram realizadas nesse período pelo movimento social negro no Brasil e na Bahia, para denunciar as desigualdades raciais vividas pelas populações negras no acesso a direitos básicos, enfatizando-se como o 13 de maio não era uma data de festa para os negros brasileiros, pois a liberdade não se completa sem o direito á igualdade. Para o ativismo negro naquele momento, o 13 de maio, que até então vinha sendo festejado oficialmente como “o dia da população negra”, era uma data esvaziada de significado político para a população negra, já que, a partir dela, o Estado brasileiro não desenvolveu políticas de inclusão social dessa população, ao contrário, as políticas desenvolvidas para a população negra no pós-abolição foram políticas de exclusão, marginalização e criminalização.
Dessa forma, o 13 de maio se tornou, o Dia Nacional da Luta contra o Racismo. Isso significa que deve ser um dia no qual reflitamos sobre o que nós - educadores, governantes, políticos, ativistas, cidadãos brasileiros e brasileiras precisamos fazer, no plano individual e coletivo, para construirmos uma sociedade sem racismo, ou seja, uma sociedade na qual o acesso a direitos não seja determinado pela raça/cor das pessoas, enfim, uma sociedade na qual as pessoas tenham direitos garantidos independente da sua raça/cor".
Nádia Cardoso
Coordenação de Diversidade Negra, de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos
Diretoria de Inclusão e Diversidade (DIREM)/SUDEB/SEC
"Durante três séculos e meio de história brasileira, a população negra e africana foi tratada como mercadoria/propriedade privada. Importou -se ao longo desses mais de três séculos e meio de regime escravocrata, 4 milhões de negros africanos, ou seja 40% das importações totais das Américas - considerado uma das mais volumosas transferência forçada de pessoas havidas na História. Podendo ser objeto de compra, venda, empréstimo, doação, penhor, sequestro, transmissão por herança, embargo, depósito, arremate e adjudicação, a pessoa africana escravizada e seus descendentes no Brasil se encontravam na condição de uma mercadoria com a singularidade de que podiam ser punidos quando cometia uma crime através do Código Penal.
Historicamente, em 13 de maio de 1888, o Brasil abole a escravidão racial, ou seja, devolve a liberdade individual à população negra e africano-descendente. A partir do dia 14 de maio de 1888, oficialmente o 13 de maio passou a ser festejado como o dia da libertação dos negros e dos descendentes de africanos no Brasil. Com a efervescência política de 1988, quando a abolição da escravidão racial brasileira completava 100 anos, o 13 de maio ganhou um novo significado político na história brasileira.
O movimento social negro no Brasil e na Bahia, em maio de 1988, deflagraou a campanha “100 anos sem Abolição” e “100 anos da falsa Abolição” para dar visibilidade ao que estava ausente na história do Brasil – as precárias condições sócio-econômicas e educacionais que a população negra saiu da escravidão, ou, a moda de Florestan Fernandes a não “integração do negro na sociedade de classes no Brasil”, após 100 anos de abolição. Audiências públicas, passeatas, manifestações políticas foram realizadas nesse período pelo movimento social negro no Brasil e na Bahia, para denunciar as desigualdades raciais vividas pelas populações negras no acesso a direitos básicos, enfatizando-se como o 13 de maio não era uma data de festa para os negros brasileiros, pois a liberdade não se completa sem o direito á igualdade. Para o ativismo negro naquele momento, o 13 de maio, que até então vinha sendo festejado oficialmente como “o dia da população negra”, era uma data esvaziada de significado político para a população negra, já que, a partir dela, o Estado brasileiro não desenvolveu políticas de inclusão social dessa população, ao contrário, as políticas desenvolvidas para a população negra no pós-abolição foram políticas de exclusão, marginalização e criminalização.
Dessa forma, o 13 de maio se tornou, o Dia Nacional da Luta contra o Racismo. Isso significa que deve ser um dia no qual reflitamos sobre o que nós - educadores, governantes, políticos, ativistas, cidadãos brasileiros e brasileiras precisamos fazer, no plano individual e coletivo, para construirmos uma sociedade sem racismo, ou seja, uma sociedade na qual o acesso a direitos não seja determinado pela raça/cor das pessoas, enfim, uma sociedade na qual as pessoas tenham direitos garantidos independente da sua raça/cor".
Nádia Cardoso
Coordenação de Diversidade Negra, de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos
Diretoria de Inclusão e Diversidade (DIREM)/SUDEB/SEC
eu achei muito0 interessante por que fala sobre os negros e com isso pode reduzir o racismo no brasil muito interessante mesmo...
ResponderExcluirMUITO BOM PROF...
ResponderExcluirESSE POSTE EH MARAVILHOSO PORQUE AJUDA AS PESSOAS ENTENDEREM QUE A LIBERDADE DO NEGRO NÃO FOI DADA POR PRINCESA IZABEL, MAS SIM FOI CONQUISTADA COM MUITO LUTA E MUITO SANGUE.
O NEGRO PARA SOBREVIVER ATÉ HOJE, TRABALHOU MUITO E É LAMENTAVEL VER HOJE JOVENS NEGROS QUE SE ENTREGAM A MARGINALIDADE, PARECE QUE ELES SE ESQUECEM OU NÃO SABEM OQ SEUS ANCESTRAIS SOFRERAM...
Na verdade eu não estava tão bem informada deste ressignificado, mas aparti deste texto esclareceu algumas duvidas;Na verdade esse ressignificado é mas que um alerta as pessoas, pq na maioria das vzs o negro, pobre da favela ( ou gueto dito populamente)é visto como o/a marginal, sem cultura ou escolaridade, quando a realidade é totalmente outra, nós temos que continuar abrindo os olhos da sociedade para a verdadeira realidade, que o negro não é mais escravo, o analfabeto que não tem nenhuma estrutura, NÃO!, o negro brasileiro hoje procura mais muito mais doque a simples senzalas dos séculos passados.
ResponderExcluirAtigamente os negros eram como uma mercadoria de custo baixo e tambèm qualquer coisa errada que os negros faziam eram punidos com castigos fisicos e psicologicos.
ResponderExcluirE a partir de um certo momento surgiu leis como sex saginario e o de ventre livre conforme o surgimento desta lei a escravidão foi perdendo força atè que no dia 14 de maio de 1888.A escravatura foi estinta em todo territòrio nacional.
aluno:Tiago de Jesus Santos
sèrie:7C
professora:Adriana
sobre a colocação do negro na sociedade brasileira e a forma agressiva como foram tratados no peroiodo da escravidão e a forma como naum ganharam nenhum tipo de indenização pelo periodo que trabalharam gratuitamente para os brancos e que ainda hoje no ano 2009 sofrem com o preconceito racial !
ResponderExcluiraluna:viviane 7c matutino
catharine do carmo 7c matutino.
ResponderExcluirhoje em dia o preconceito racial é muito grande aqui na bahia os negros negros são bastante humilhados pelas pessoas de classe media alta , so porque eles são negros de baixa renda deve ser tratados como uns qualquer achu muito errado isso o tratamento deveria ser igual pra todos depedente da cor e da raça.