sábado, 23 de maio de 2009

Dia da África celebra luta pela independência


Olá queridos e queridas,

Mais uma data para comemorarmos, O Dia da África. Leiam as informações abaixo e comente. Procurem mais fontes de pesquisas e aumente seus conhecimentos. Leiam a poesia e digam qual a mensagem que quer nos passar.

"No dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos se reuniam contra a colonização e subordinação a que todo um continente repetidamente foi submetido durante séculos. Colonialismo, neocolonialismo, "partilha da África". Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África, e diversos eventos serão realizados esta semana para marcar a data".


Fonte: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial


MULHER

"Chamam-te linda, chamam-te formosa,
Chamam-te bela, chamam-te gentil...
A rosa é linda, é bela, é graciosa,
Porém a tua graça é mais subtil.
A onda que na praia, sinuosa,
A areia enfeita com encantos mil,
Não tem a graça, a curva luminosa
Das linhas do teu corpo, amor e ardil.
Chamam-te linda, encantadora ou bela;
Da tua graça é pálida aguarela
Todo o nome que o mundo à graça der.
Pergunto a Deus o nome que hei-de dar-te
E Deus responde em mim, por toda a parte:
Não chames bela — chama-lhe Mulher!"


Rui de Noronha (Maputo: 1909-1942)

11 comentários:

  1. Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. que 32 chefes do estado se reuniram para discutir a colônizaçao e subordinaçao que foi submetido por todo o seculo Colonialismo,neocolonialismo,que "partilha da África".

    Alunos:janecléia,Alecson
    Série: 7ºC

    ResponderExcluir
  2. Nós entendemos que os africanos não era pobres os povos superiores roubavam seus pertences e na reunião de 1963 os lideres resolveram criar a OUA(Organização da Unidade Africana)e graças a essa organização foi instituida outra organização a ONU(Organização das Nações Unidas)e 1972 foi realizada a libertação da Africa.

    Alunas:Daiane Alves e Valdileila Cardoso, 7C.

    ResponderExcluir
  3. nòs gostamos porque falar sabre os negros e falar sobre cada perfil de cada mulher e viva a aboliçâo africana.
    alunos:Tiago Santos,Viviane Santos e Ana Carolina
    sèrie:7*c
    professora:Adriana

    ResponderExcluir
  4. A dor de uma mãe escrava é de ver o seu filho parte sendo vendido pra outra fazeAchei esse blog muito interesandte para discubrimos mais sobre a cultura dos negros aqueles q fizeram muito por nós...
    Alem de suas culturas trazidas da africa tipo: capoeira,danças,comidas,etc.


    por isso eu canto essa canção.
    nda como se fosse uma espcie em animal.
    E a dor do pai é mais forte que nada poderia fazer a não ser se juenha e rezar rezar pra ñ morre.
    MORAL: quem uma mãe sofre ao ver seu filho parte e quem mais sofre com tudo isso são nois negros que não temos nada na sociedade..

    ResponderExcluir
  5. (red) Alunos: Romario A. De Aguiar,
    Edvan L. Dos Santos

    Nós Gostamos muinto de conheçer mais um pouco da Historia da Africa, entendemos que apesar da demora dos 32 Chefes de estados terem demorado muinto tempo para dar a liberdade a Africa felismente ele tiveran conciencia, e tambem gostamos muinto tambem que da quela reunião sai a OUA (Organização da Unidade Africana)é que a ONU(Organizeçoes das Nações Uniodas) Aceito que no dia 1972 eles comemoracen esse dia tao importantes para os africanos

    ResponderExcluir
  6. Existem belas flores no jardim mais amulher é a mais formosa do campo sabemos que a mulher é tudo de bom.
    viva a mulher.
    bjks pra vocês mulhers♥♥♥
    ass:Jean Dos Santos 7c
    gostei muito do blog da senhora professora.

    ResponderExcluir
  7. Entendemos quer no dia 25 de maio de 1963 os 32 chefes do estado africano se reuniram para discutir sobre a colonização e a subordinação a que todo continente foi submetido durante anos.Os termos mudaram ao longo do tempo ,mais oa africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. hoje a União Africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África.

    Alunos:Icaro,Luis Paulo,Denerson
    Turma:C
    SERIE:7°

    ResponderExcluir
  8. No dia 25 de maio os Africanos se reuniam cotra a colonização.longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores , o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África, e diversos eventos serão realizados esta semana para marca a dada". Aluno: Lucas neri . Eliomar Lima. SERIÉ 7C

    ResponderExcluir
  9. No dia 25 de maio simboliza a lutar do continente africano contra discriminação do seu povo. se reuniam contra a escravidão do continente que apesar de ter sido abolida no século passado permaneçe até os dia de hoje sendo explorado e seu povo e suas riqueza pelos outros país.
    Alan de Jesus 7c

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal sou Paulo Albreto não vou falar da poesia mais sim do que acho sobre ela.
    Acho que não seríamos nada sem a mulher,porque elas são muito importante para o mundo.E eu tiro como exemplo nossas mães que nos deram a vida!!!

    ResponderExcluir
  11. Ola alguem ai pode me ajudar?tava precisando de um resumo basico de(Lutas pela independencia no continente africano)é urgente..masu se der um resumo que caiba em um cartaz,por favor....!!!!

    ResponderExcluir