domingo, 10 de maio de 2009

MAIS POESIA


Olá turma,


Façam a leitura desta poesia de Conceição Evaristo, observem como ela retrata a mulher. Sua poesia é forte, madura e traz a luta constante da mulher negra em nossa sociedade, contra a descriminação. Além de ser de alta qualidade é decididamente afro-brasileira.

Qual o seu entendimento sobre esta poesia?

Como é tratada a mulher em nossa sociedade?



EU-MULHER

Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes - agora - o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.
Conceição Evaristo


CONCEIÇÃO EVARISTO nasceu em Belo Horizonte/MG em 1946 e reside no Rio de Janeiro desde 1973. Formou-se em Letras (Português-Literaturas) pela UFRJ. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/RJ e doutoranda em Literatura Comparada. Esteve como palestrante, em 1996, nas cidades de Viena e de Salzburgo/Áustria, falando sobre literatura afro-brasileira.

11 comentários:

  1. sei quer a mulher é forte,quer passa por várias dificuldade mas ainda assim segue em frente tem filhos trabalhar fora,cuidar de filhos e da casa.E o destaque para mulher negra que sofrer discriminação por ser mulher é por ser negra Mais ainda assim ganhou seu espaço na sociedade. Alan de Jesus 7C

    ResponderExcluir
  2. amei professora q a senhora falou sobre a mulher q é lutadora e vencedora amo d+ camila cruz barbosa 7B

    ResponderExcluir
  3. adorei profª...
    em poucas palavras de muitos sentidos CONCEIÇÃO EVARISTO retratou a mulher negra.
    a mulher negra assim como a raça negra, batalha muito para sobreviver, as vezes mãe solteira tem que trabalhar fora, cuidar dos filhos, cuidar da casa, e muitas vezes nen tem tempo para si.
    mas com muita luta a mulher negra conseguiu conquistar um espaço na sociedade machista/racista.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu entendimento sobre a poesia foi que a mulher negra é a alma de alguém que vive, que ama, que protege, que é a que luta, que guerria pelos seus ideais, a mulher negra é a força de toda uma raça que procura a cada dia viver melhor.
    A mulher na sociedade do hoje vem sendo muitas vzs maltratadas, violentadas; mas em alguns momentos a culpa é da própria mulher não só a negra como a branca também, por elas se 'vulgalizarem', elas que dão espaço de serem escurrasadas e maltradas, pq se por muitas vzs cortasem o mal pelo começo, alguns problemas poderiam ser evitados.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a poesia fala sobre o sofrimento e a valorizacao da mulher negra no mundo.
    poucas palavras mostra a importancia da mulher na nossa sociedade.
    Georgea 8b

    ResponderExcluir
  7. catharine do carmo 7c
    eu entendi que essa poesia fala sobre o sofrimentos das mulheres negras que são bastante desvalorizadas em certo países ,mas mulher que é mulher é aquela que venci qualquer obstaculo da vida.

    ResponderExcluir
  8. stephanie cristina 7c
    na sociedade a mulher é muito mal tratada passa uma vida muito sofrida e mulher não merece passar por essa situação mulher merece carinho maor e afeto

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. As mulheres passam muitas dificuldades em mesmo assim elas seguem em frentre enfrentando as dificuldades MULHER batalhadora
    Aluno:Lucas de souza Mata 7ªB

    ResponderExcluir
  11. YOLANDA 8ª A
    MULHER:
    será que ainda existe valorização por nós mulheres? será que ainda é preciso sofrer pra sobreviver? esta mensagem retrata um sofrimento que só uma mulher sente, só a mulher sabe, o gesto de amor, é quando uma mulher sente dor, é quando a mulher sente amor, mais só verdadeiramente uma MULHER, pra saber, só quem sofre sabe dizer. as mulheres poderiam não ser maltratadas, descriminadas, era para ser todas honradas, pois depois de tanto sofrimento, acaba tudo em mais sofrimentos! cheeeeeeeeeega de violência contra-mulheres, cheeeeeeeeeeeega de vioolência para todos nós..!

    ResponderExcluir