domingo, 26 de abril de 2009

PORQUE DEVEMOS ENTEDER E ESTUDAR?

Queridos e queridas,

Sabemos que o preconceito e a descriminação racial, têm feito com que os negros e negras do nosso país sejam vistos como sinônimo de seres inferiores. É chegada a hora de rompermos com essas barreiras e quebrar o silêncio de séculos. É importante e necessário estarmos atentos, a nossa sociedade não pode mais ficar de fora desta realidade, somete com a união de todos podemos buscar soluções para problemas tão grave como; o preconceito, o racismo e o desrespeito aos direitos humanos. Desta forma é importante sabermos o significado de algumas palavras pra que possamos lutar pelos nossos direitos. Leia atentamente os textos abaixo e depois comente sobre esta questão:
"A identidade depende da diferenciação que fazemos entre o “eu” e o “outro”. De que forma você se identifica com o outro? Respeita os seus direitos? O trata como igual? Você tem uma identidade formada quanto a sua etnia?"

Identidade

A identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. Este conceito, entretanto, está ligado às atividades da pessoa, à sua história de vida, ao futuro, sonhos, fantasias, características de personalidade e outras características relativas ao indivíduo. A identidade permite que o indivíduo se perceba como sujeito único, tomando posse da sua realidade individual e, portanto, consciência de si mesmo.
Etnia
Uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades lingüísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.A palavra etnia é usada muitas vezes erroneamente como um eufemismo para raça, ou como um sinônimo para grupo minoritário.Raça versus etniaEmbora não possam ser considerados como iguais, o conceito de raça é associado ao de etnia. A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.
Seu comentário é importante, participe.

7 comentários:

  1. achei esse blog muito interesandte para discubrimos mais sobre a cultura dos negros aqueles q fizeram muito por nós...
    Alem de suas culturas trazidas da africa tipo: capoeira,danças,comidas,etc.

    Teresa Cristina 8a

    ResponderExcluir
  2. Olá Teresa,

    Obrigada e espero que vc contribua sempre com os comentários. Lembre de ler com atenção e fale do que entendeu.

    Bjs,
    Profª Adriana

    ResponderExcluir
  3. Yolanda 8ª A
    Boa Tarde Profª Adriana!
    O blog é muito interessante, e seria bom que não só os alunos, como outras pessoas se interessassem um pouco mais sobre o assunto, as pessoas hoje em dia, tratam as outras como se fossem um bicho, aliás os bichos também não merecem isso, se ouve falar de negro é : negro preso, negro morto, negro sem emprego, e etc.. mais os negros são a identidade da nossa cidade, aliás Salvador - BA, é o retrato falado de negros, acho que não deveria existir nenhum tipo de preconceito ou racismo aliás diferente das cores todos somos iguais, ninguém é mais nem menos!

    DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS !
    SEM preconceito, SEM racismo, seriamos negros mais valorizados do que somos.!

    O preconceito é um relativismo individual que resulta em conseqüências graves. As pessoas por acharem que são melhores começam a desmerecer as outras.

    ResponderExcluir
  4. Patricia Pena 8ºA
    "Toda pessoa tem capacidade para gozar o direito e as liberdades,sem distinção de qualquer espécie,seja de raça,cor,sexo,língua,religião,opinião politica ou de outra natureza.Toda pessoa tem direito de ser,em todos os lugares,reconhecida como pessoa independente de cor ou raça.Lembrando que os "Negros" podem ser doutores,medicos,advogados,presidentes,enfim somos normais como os brancos e amarelos!!Sem duvidas não deveria haver nenhun tipo de preconceito,pois perante a Deus todos somos iguais.Precisamos ter em mente,que o racismo e o preconceito são uma construçaõ social,construídos pelos homens ao longo da historia.Portanto se foram construídos podem ser destruídos.É pelo caminho da desconstrução que podemos aos poucos ir refazendo o nosso imaginário brasileiro,e nos libertando da ideologia do embranquecimento.

    ResponderExcluir
  5. Eu tento ser o mais igual ao outro, dedicar-me e agradar sempre as pessoas embora muitas vzs isso não aconteça, pq o ser humano é meio dificil, eu respeito meus direitos e os uso quando for necessario tento não ser egoista, respeito sempre os direitos e opiniões das pessoas embora algumas vezes eu erre, sobre minha etnia eu não sei ao certo, mais concerteza eu sou multi-etnica.

    ResponderExcluir
  6. catharine do carmo 7c matutino
    muito interessante porque sem o preconceito racial todos as pessoa depedente da cor devemos nos unir por que todos nos somos iguais

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana,gostei muito de seu blog,também sou professora (de arte) e tenho um projeto na escola Cultura africana e afro-brasileira que trabalho com parceria com UFSJ,é um tema que me interessa muito e sempre estou a procura de novos aprendizados...uso minha área para trabalhar os inúmeros personagens negros maravilhosos em todo seguimento artístico.
    Um abraço pra você!

    ResponderExcluir